PISO SALARIAL
O piso
salarial dos professores da educação básica é de R$ 1.567,00 em 2013. Lembro
que este piso é para o professor com formação no Ensino Médio, além desse valor têm os acréscimos que varia de acordo a formação, licenciatura, pós-graduação, etc. O maior desafio
é fazer com que municípios cumpram a lei.
O Ministério
da Educação anunciou no início deste ano que, para ajudar os estados e
municípios a cumprir o pagamento do piso, o governo federal vai repassar neste
ano, por meio do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb) – recurso
responsável por cerca de 60% do pagamento dos salários – 14,2 bilhões de reais
extras. Assim o total chegará a 116,8 bilhões de reais. Na mesma oportunidade O
Ministério, representado por Aluízio Mercadante, Ministro da Educação, voltou a
defender que 100% dos royalties provenientes da exploração do petróleo sejam
destinados à educação. “essa é a única receita que pode provocar um salto
significativo no setor.”
CRIAÇÃO DE PLANO DE CARREIRA
(CARGOS E SALÁRIOS)
A criação de
planos de carreira que consideramos as especificidades dos profissionais da
educação, como os do magistério e os servidores responsáveis por serviços
administrativos, de limpeza, transporte e alimentação, entre outros. Todos são
imprescindíveis para a educação.
Um
planejamento ideal da profissão desses trabalhadores é aquele que concilia
questões como a progressão por tempo de serviço, por titulação e
aperfeiçoamento de habilidade e, até mesmo, por merecimento. Lembramos que o
plano de carreira deve ter validade de no máximo dez anos, porque o gestor deve
considerar as mudanças na legislação, a alteração da arrecadação do município e
a constante demanda de novas vagas.
MELHORES
CONDIÇÕES DE TRABALHO (O DIREITO A 1/3 DE HORA)
A partir da
Lei 11738/08, e mais precisamente, desde 24 de Agosto de 2011, os professores
têm direito a trabalhar, no mínimo, um terço de sua jornada de trabalho sem a
presença dos educandos. Este tempo pode ser destinado para preparar aulas,
corrigir provas e trabalhos, realizar pesquisas e leituras, participar de
atividades de formação pedagógica. Tratam-se das chamadas “atividades
extraclasse” ou “horas-atividade” e significam seis horas e vinte minutos
semanais, para a jornada de 20 horas, isso significa carga horária em sala de
aula de 13 horas e 20 minutos (Aproximadamente 13 aulas) e doze horas e vinte minutos semanais para a
de 40 horas, e significa 26 horas e 10 minutos em sala de aula, (Aproximadamente 26) a maior parte
desse tempo (6h40 (20 horas) ou 12h40 (40 horas)) sem a necessidade de comparecer a escola,
justamente para pesquisas individuais, de acordo a necessidade de cada
professor, sem interferência dos colegas para correção de trabalhos, provas e
aliviar o estresse e uma hora e meia (Carga horária 20 horas) dentro da escola
para partilhar, compartilhar e discutir experiências e opiniões. Obs.: Preparar aula é tarefa do professor, exclusivamente.
Os professores
da rede pública (federal, estadual ou municipal) da educação básica (educação
infantil, ensino fundamental e médio) são os titulares deste novo direito,
sejam contratados ou concursados, de área ou do currículo por atividade,
unidocentes ou não, faça valer esse direito. “ninguém será obrigado a fazer ou
deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei (artigo 5º, inciso II, da
Constituição Federal)”.
No dia
24/08/2011, foi publicada esta decisão no Superior Tribunal de Justiça, que
estabeleceu a validade da lei e na qual o Tribunal reconheceu que “é
constitucional a norma geral federal que reserva o percentual mínimo de 1/3 da
carga horária dos docentes da educação básica para dedicação às atividades
extraclasse” (Rel. Ministro Joaquim Barbosa, julgada em 06/04/2011).
DESAFIOS PARA
A EDUCAÇÃO
“A educação
não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
Paulo Freire.
Os desafios da
educação envolvem aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, e tantos
outros. Entre os desafios estão a qualidade do ensino secundário, a eficiência
do gasto público, a qualidade dos professores e a educação infantil. A atenção
do Brasil com a educação é muito recente. É preciso, além de ampliar os
investimentos, direcioná-los e acompanhar sua utilização.
É também
essencial que as escolas sejam mais seletivas e cuidadosas ao contratar professores.
Muitos dos que estão em sala de aula não gostam de ensinar ou não têm preparo
para a profissão. Sem falar no salário que é aviltante. (desonra, descrédito,
Humilhação, rebaixamento). É importante avaliar a competência dos professores e investir também na educação contínua deles. É fundamental, também, que as escolas sejam equipadas com computadores, projetores, laboratórios e bibliotecas. Esses recursos são imprescindíveis para incentivar o estudo e despertar o interesse intelectual dos alunos.
Humilhação, rebaixamento). É importante avaliar a competência dos professores e investir também na educação contínua deles. É fundamental, também, que as escolas sejam equipadas com computadores, projetores, laboratórios e bibliotecas. Esses recursos são imprescindíveis para incentivar o estudo e despertar o interesse intelectual dos alunos.
Hélder Novais. Especialista em educação especial e docência.
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