Como
lidar com o aluno “palhaço”
Quase todas as classes têm um palhaço – aquele
aluno que sempre faz ou diz algo que chama a atenção para si mesmo. Determinado
a ser o centro das atenções, ele persiste com suas piadas ou respostas
inteligentes até que finalmente recebe a atenção que deseja. Em situações
extremas, o seu comportamento acaba incentivando outros alunos a seguir seu
exemplo e se envolverem em brincadeiras.
Embora
outras crianças pensem que o palhaço da turma é engraçado – e sua reação a ele
muitas vezes reforça o seu comportamento – o professor raramente vê esta
situação como uma coisa engraçada. Isso porque as palhaçadas muitas vezes
interrompem a aula e interferem com as lições. O palhaço da turma é perito em
chamar a atenção dos outros alunos impedindo a concentração nas atividades
escolares. No processo, ele muitas vezes não consegue fazer as suas próprias
tarefas pois utiliza o tempo para divertir a turma.
Repreensões
muitas vezes têm pouco impacto sobre o palhaço da turma. Com efeito, ele pode
até desfrutar da atenção, mesmo que seja sob a forma de um comentário negativo.
Embora possa ser possível ignorar algumas de suas travessuras menos
perturbadoras, o Professor precisará ser mais ágil e estar atento quando
observar que os gracejos do palhaço estão desviando a atenção dos outros
alunos.
O QUE VOCÊ PODE FAZER
Ter uma
conversa cara-a-cara com o aluno. Levar o aluno de lado e perguntar por que ele
está agindo desta forma. Faça isso de uma maneira calma, emocionalmente neutra
– sem raiva ou sarcasmo – para que ele sinta-se confortável falando com você.
Deixe os comentários dele orientar a sua resposta, o que pode incluir um
simples apelo, da sua parte, para que ele coopere com você, ajudando o aluno a
entender que seu comportamento interfere com o andamento da sala de aula e com
o aprendizado dos alunos. Deixe-o saber que há um tempo e lugar para palhaçadas
e suas aulas não são nem o tempo nem o lugar.
Desenvolver um sinal não-verbal para alertar o
aluno quando o seu comportamento cruzar a linha do aceitável. O aluno pode
precisar de sua orientação – talvez um sinal não-verbal simples – para
desenvolver o autocontrole e aprender quando parar. Fale com ele em particular
e decida sobre um sinal que será dado quando você observar que ele vai aprontar.
Algumas possibilidades incluem uma pausa enquanto estiver falando, levantar as
sobrancelhas, menear a cabeça. Talvez, ainda, seja necessário dizer o nome dele
para chamar sua atenção antes de sinalizar a ele, entretanto não pare a aula
para a repreendê-lo. A idéia é fornecer um lembrete sem interromper o fluxo de
sua lição.
Afaste o
público do palhaço – O palhaço da turma sentir-se-á muito seguro se tiver
outros alunos dando-lhe atenção. Você pode reduzir o impacto das palhaçadas se
conversar e conscientizar a turma das consequências que essas interrupções
estão acarretando para o aprendizado deles. Encontre um momento em que o aluno
esteja fora da sala e converse brevemente com a turma, pedindo-lhes a
cooperação para não corresponderem às brincadeiras, gracejos e palhaçadas. Se
os alunos cooperam, certifique-se de fazer o mesmo e seguir em frente com as
lições e atividades do dia.
Fique perto do aluno. Se você já observa que o
aluno que faz as palhaçadas está fazendo menção de levantar-se para fazer algo,
procure deslocar-se em sua direção. Não pare sua aula, se estiver explicando
algo, continue, porém, dirija-se até o aluno mantendo contato visual com ele
por um minuto ou dois. Sua presença, provavelmente, será suficiente para
acalmá-lo e dissuadi-lo. Em geral, deslocar-se de forma imprevisível é uma
excelente tática para ser utilizada durante as aulas.
Proporcione
ao aluno atenção positiva. Se você concluir que o comportamento do aluno que
faz as palhaçadas é destinado a obter a sua atenção ou dos colegas, procure
oportunidades para prestar atenção quando ele exibe um comportamento positivo
ou apresenta bom desempenho em suas tarefas. Assim, você encontra outras
maneiras de destacar suas realizações para a turma, focando a atenção para
comportamentos positivos, isso pode contribuir para que o aluno fique menos
compelido a utilizar de táticas inadequadas para chamar a atenção de forma
incorreta.
Identificar os momentos das palhaçadas. Observe as
circunstâncias do comportamento dos alunos. Preste atenção ao que acontece
antes e depois dos incidentes, quando estes geralmente ocorrem, e onde os
alunos estão. Você pode observar que suas travessuras são piores em
determinados momentos do dia – durante uma aula em particular, no dia que
antecede as provas, ou nos períodos de apresentação de seminários, por exemplo.
Reconhecer quando esse aluno está fazendo as palhaçadas pode levar você a
entender por que ele está fazendo isso. Ele poderia estar atuando porque acha
que as atividades são chatas, tediosas ou ainda difíceis.Ele pode sentir-se
confuso sobre o que fazer, ou porque tem dificuldade de se concentrar por um
período de tempo. Identificar a razão para esse comportamento poderia sugerir a
necessidade de ajustar o nível de desafio das atividades, a duração ou o modo
de apresentar as lições.
Palco
Dirigido – As palhaçadas só são negativas quando atrapalham a aula e provocam
situações de indisciplina e desordem, e isso ocorre quando o aluno palhaço está
no controle. Porém há outra maneira do Professor assumir esta posição:
assumindo o controle de quando ocorrerão os momentos de “palco”, ou seja,
aqueles momentos onde serão permitidas mais livremente, as brincadeiras e
colocações humorísticas. Para isso o Professor deve selecionar atividades em
que os alunos, e neste caso, todos os alunos, terão o seu momento de exibição e
expressão e isso é possível em qualquer disciplina e com qualquer conteúdo.
Considere aplicar as consequências. Se o problema
persistir, dê ao estudante um aviso e, em seguida, fornecer uma consequência.
Algumas medidas disciplinares possíveis incluem perder parte do intervalo,
perder um privilégio ou desenvolver algum serviço voluntário dentro da Escola,
tudo previamente definido com Coordenação/Direção e notificado aos Pais e
Alunos no início do ano.
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