O que todos nós prestamos atenção, é que educadores e sociedade querem voltar a outros tempos, civilizações passadas, educar como antigamente... Que é isso meu povo? Vamos a realidade.
Tudo mudou e as pessoas não querem aceitar a evolução, globalização, tecnologia; não entendem os pensamentos e o avanço da sociedade, dos jovens, das crianças...
Vamos educar para crescer socialmente, para a dignidade, honestidade, ensinando os caminhos para o bem, para a boa educação... Chega de estimular a violência, o sofrimento, o castigo. Pessoas assim contribuem para a má educação. Bater e agredir fisicamente ajuda a manter o país como todos conhecemos, violento, criminoso... Chega de violência! Diálogo sempre. (diálogo! cuidado! devemos saber o que é o diálogo... conversa educada, que incentive boas maneiras, boas condutas, ética acima de tudo).
Posso dar um bom exemplo de desenvolvimento humano, como todos sabem do acontecido no Japão, o Japão sim, é exemplo de país de primeiro mundo, como observamos logo abaixo.
Nos recentes terremoto e tsunami que atingiram o costa nordeste do Japão em 11/03/2011:
1 - A CALMA Nenhuma imagem de gente se lamentando, gritando e reclamando que havia perdido tudo. A tristeza por si só já bastava. 2 - A DIGNIDADE Filas disciplinadas para água e comida. Nenhuma palavra dura e nenhum gesto de desagravo. 3 - A HABILIDADE Arquitetos fantásticos, por exemplo. Os prédios balançaram, mas a maioria não caiu. 4 - A SOLIDARIEDADE As pessoas compravam somente o que realmente necessitavam no momento. Assim todos poderiam comprar alguma coisa. 5 - A ORDEM Nenhum saque a lojas. Sem buzinaço e tráfego pesado nas estradas. Apenas compreensão. 6 - O SACRIFÍCIO Cinquenta trabalhadores ficaram para bombear água do mar para os reatores da usina de Fukushima. Como poderão ser recompensados já que inevitavelmente irão morrer de câncer? 7 - A TERNURA Os restaurantes cortaram pela metade seus preços. Caixas eletrônicos deixados sem qualquer tipo de vigilância. Os fortes cuidavam dos fracos. 8 - O TREINAMENTO Velhos e jovens, todos sabiam o que fazer e fizeram exatamente o que lhes foi ensinado. 9 - A IMPRENSA Mostraram enorme discrição nos boletins de notícias. Nada de reportagens sensacionalistas com repórteres imbecis. Apenas calmas reportagens dos fatos. 10 - A CONSCIÊNCIA Quando a energia acabava em uma loja, as pessoas recolocavam as mercadorias nas prateleiras e saiam calmamente. NENHUM ARRASTÃO PARA ROUBAR O COMÉRCIO. |
A passagem do tempo para esse povo é uma conquista e não uma perda. |
Aprender a viver dignamente é uma das coisas que não dá para deixar para depois.
Será coincidência este comportamento num povo que valoriza o papel do Professor/Mestre na sociedade? É claro que não!
Nenhum comentário:
Postar um comentário