A escola dos meus sonhos não é a maior do mundo, edificada no centro de um bosque verdejante, com pássaros encantadores, riachos de águas cristalinas...
nem de paredes com matizes, com desenhos fascinantes... um gigantesco parque de diversões para brincar com os meus colegas na hora do recreio...
A escola dos meus sonhos não é abarrotada de computadores com jogos emocionantes, equipada com um moderno laboratório de pesquisa... nem um ambiente onde eu tenha liberdade para fazer o que quero ou estudar somente quando sentir vontade.
A escola dos meus sonhos é bem grande, tão grande que atinge a dimensão das minhas curiosidades, os moldes das minhas necessidades de crescer...
A escola dos meus sonhos... é um espaço acolhedor, onde eu me sinto bem em estar, sou recebido com carinho, respeitado como cidadão... uma escola que me ajuda a dar asas ao meu desejo de aprender, que proporciona condições para desenvolver o meu potencial e oportunidades para expor minhas ideias... para aprender errando, discutindo... para encontrar nos estudos a estrutura para evoluir, ser alguém, ter o meu lugar na sociedade, no mundo...
A escola dos meus sonhos não tem muralhas com cerca elétrica, alarmes, câmeras, janelas com grades, professor de disciplina para me monitorar nos intervalos, docentes estressados... A escola dos meus sonhos... não tem gestor ditador nem aplica conteúdos que não me ajudarão no meu crescimento humano.
A escola dos meus sonhos... retém valores necessários à formação do cidadão crítico, do profissional atuante e não é uma instituição que me trata como robô com manual de instruções para me encaixilhar nos protótipos de uma sociedade deformada, carente de denodos e desprovida de princípios.
A escola dos meus sonhos... não me proporciona diversão, mas me dá regozijo por fazer parte do seu quadro, e esse quadro é complementado por professores que cumprem as suas funções de compromissados com a Educação, por gestores que exigem que os conteúdos aplicados transformem informações em conhecimentos; esses teores servem de base, de referência para me proporcionar um futuro promissor.
O despertador dos fatos dispara, é hora de cair na real e, acordado, com os olhos bem abertos, vejo que a escola dos meus sonhos é um mito simplesmente, um devaneio daqueles que acreditam que aplicações financeiras e força política conseguem edificar a escola ideal.
Essa utopia pode até mudar de tom, de cor, de formato... se aqueles que fazem Educação decidirem amenizar o clima de tensão e fizerem da escola um ambiente de inclusão, de formação de cidadãos através da aplicação de conteúdos que exalem valores e princípios.
A escola que temos é um terrível pesadelo para o sistema de ensino: violência, descaso... repúdio. A escola que deveria proporcionar bons sonhos está se convertendo num marasmo para muitos, pois lutas sanguinárias estão se tornando rotina; desrespeito, abusos impostos pelos dominantes são cada vez maiores. Já os investimentos para a melhoria no salário dos professores, as capacitações, os fomentos de programas, a adequação dos prédios têm um progresso lento, sustentando um dos mais baixos índices das Américas, pois, cada vez mais, a escola se distancia do objetivo de proporcionar uma educação transformadora.
Mas o sistema sonha, sonha... sonha tanto que chega ao delírio de entrar em cadeia nacional para mostrar suas peripécias e dizer que a Educação “vai bem, muito obrigado!”.
Infelizmente, a nossa educação é avaliada pelas cifras investidas, e não por meio de dados que salientam avanços.
Hélder Novais.
nem de paredes com matizes, com desenhos fascinantes... um gigantesco parque de diversões para brincar com os meus colegas na hora do recreio...
A escola dos meus sonhos não é abarrotada de computadores com jogos emocionantes, equipada com um moderno laboratório de pesquisa... nem um ambiente onde eu tenha liberdade para fazer o que quero ou estudar somente quando sentir vontade.
A escola dos meus sonhos é bem grande, tão grande que atinge a dimensão das minhas curiosidades, os moldes das minhas necessidades de crescer...
A escola dos meus sonhos... é um espaço acolhedor, onde eu me sinto bem em estar, sou recebido com carinho, respeitado como cidadão... uma escola que me ajuda a dar asas ao meu desejo de aprender, que proporciona condições para desenvolver o meu potencial e oportunidades para expor minhas ideias... para aprender errando, discutindo... para encontrar nos estudos a estrutura para evoluir, ser alguém, ter o meu lugar na sociedade, no mundo...
A escola dos meus sonhos não tem muralhas com cerca elétrica, alarmes, câmeras, janelas com grades, professor de disciplina para me monitorar nos intervalos, docentes estressados... A escola dos meus sonhos... não tem gestor ditador nem aplica conteúdos que não me ajudarão no meu crescimento humano.
A escola dos meus sonhos... retém valores necessários à formação do cidadão crítico, do profissional atuante e não é uma instituição que me trata como robô com manual de instruções para me encaixilhar nos protótipos de uma sociedade deformada, carente de denodos e desprovida de princípios.
A escola dos meus sonhos... não me proporciona diversão, mas me dá regozijo por fazer parte do seu quadro, e esse quadro é complementado por professores que cumprem as suas funções de compromissados com a Educação, por gestores que exigem que os conteúdos aplicados transformem informações em conhecimentos; esses teores servem de base, de referência para me proporcionar um futuro promissor.
O despertador dos fatos dispara, é hora de cair na real e, acordado, com os olhos bem abertos, vejo que a escola dos meus sonhos é um mito simplesmente, um devaneio daqueles que acreditam que aplicações financeiras e força política conseguem edificar a escola ideal.
Essa utopia pode até mudar de tom, de cor, de formato... se aqueles que fazem Educação decidirem amenizar o clima de tensão e fizerem da escola um ambiente de inclusão, de formação de cidadãos através da aplicação de conteúdos que exalem valores e princípios.
A escola que temos é um terrível pesadelo para o sistema de ensino: violência, descaso... repúdio. A escola que deveria proporcionar bons sonhos está se convertendo num marasmo para muitos, pois lutas sanguinárias estão se tornando rotina; desrespeito, abusos impostos pelos dominantes são cada vez maiores. Já os investimentos para a melhoria no salário dos professores, as capacitações, os fomentos de programas, a adequação dos prédios têm um progresso lento, sustentando um dos mais baixos índices das Américas, pois, cada vez mais, a escola se distancia do objetivo de proporcionar uma educação transformadora.
Mas o sistema sonha, sonha... sonha tanto que chega ao delírio de entrar em cadeia nacional para mostrar suas peripécias e dizer que a Educação “vai bem, muito obrigado!”.
Infelizmente, a nossa educação é avaliada pelas cifras investidas, e não por meio de dados que salientam avanços.
Hélder Novais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário