EDUCAR FILHOS, UM ATO DE AMOR

HIPERATIVIDADE

A importância da leitura na infância

CURSOS COM CERTIFICADO

VÁLIDOS PARA PROVA DE TÍTULOS, AC, ACO, CURRÍCULO PROFISSIONAL, ETC
Cursos Online com Certificado
Cursos 24 Horas - Cursos Online a partir de R$ 20
Visitantes

sábado, 15 de outubro de 2011

DOENÇA E MORTE O VERDADEIRO MAL QUE A TELEVISÃO OFERECE

Encontrei este artigo nas minhas pesquisas na internet e achei interessante postar aqui para nossos leitores. 
Televisão para mim é uma das causas que contribuem para o aumento de déficit de atenção em sala de aula e ainda atrapalha na educação familiar, pois muita coisa do que assistimos na tv vai contra os nossos ensinamentos de boas maneiras e boa convivência... Mas, assim como eu, acredito que a maioria de vocês também é amigo, professor, pai e mãe que as vezes não tem como controlar o que seus filhos assistem. Eu disse as vezes, mas, é preciso procurar ao máximo controlar mesmo o que os filhos menores assitem, pelo menos até os 10, 12 anos de idade. Odeio ver criança assistindo filmes de violência, terror, programas policiais, entre outros do tipo... Acho um absurdo.

Façam boa leitura, será importante lerem o artigo.

Venhamos e convenhamos, ninguém nunca afirmou  que ver TV era saudável. Porém, só agora os médicos descobriram o quão ruim pode ser.
Dados de oito estudos recentes sugerem que, quanto mais você assiste TV, mais propenso fica a desenvolver uma série de problemas de saúde, e mais chances têm de morrer mais cedo.
Os estudos incluíram mais de 175.000 pessoas em todo o mundo e, geralmente, duraram entre 6 e 10 anos. Embora a concepção de cada estudo seja um pouco diferente, a maioria controlou uma longa lista de fatores de saúde (como o índice de massa corporal, níveis de colesterol e histórico familiar) em um esforço de identificar o efeito de assistir TV.
Segundo os pesquisadores, para cada duas horas adicionais que as pessoas passam coladas na TV em um dia típico, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta em 20%, e o risco de doença cardíaca aumenta em 15%. E para cada três horas adicionais, o risco de morrer por qualquer causa salta para 13%, em média.
Segundo o cardiologista Stephen Kopecky, que não participou do estudo, o aumento do risco de doenças ligadas a assistir televisão é semelhante ao que você vê com colesterol alto, pressão arterial ou tabagismo. “A nova análise eleva a importância do estilo de vida sedentário como um fator de risco”, afirma.
Em todo o mundo, assistir televisão é uma das atividades que levam mais tempo, comparáveis a trabalhar e dormir. Os cientistas dizem que, não importa em que momento da vida você esteja, seja velho ou jovem, ver muita TV não é bom.
A conexão entre a TV e doenças não é um mistério. Assistir TV consome tempo de lazer que poderia ser gasto andando, fazendo exercícios, ou mesmo apenas se movimentando. Também tem sido associado a dietas pouco saudáveis, como muito açúcar, refrigerantes, alimentos processados e petiscos (que, talvez não por coincidência, são alimentos frequentemente encontrados em comerciais de televisão).
Além disso, alguns estudos sugerem que a postura sentada prolongada, além de seu impacto sobre os hábitos alimentares e exercício físico, pode causar mudanças no metabolismo que contribuem para níveis de mau colesterol e obesidade.
“É a síndrome do ‘batata de sofá’”, dizem os pesquisadores. “Essas pessoas são extremamente sedentárias, passam várias horas em um sofá assistindo TV, são muito passivas e seu gasto energético é muito baixo, mesmo comparado com outros comportamentos sedentários como sentar e ler, ou sentar enquanto dirige”, explicam.
Os cientistas falam que, hoje, os médicos podem não perceber um aumento dramático de doenças e morte como resultado de assistir TV em excesso, mas o efeito cumulativo pode ter um impacto importante na saúde pública a longo prazo.[CNN]